João da Silva

AUTOR

Antônio Carlos Ruela

Primeiro Presidente da Federação Paranaense de Peteca 
03/06/1989.
NOSSO PASSADO NOS AJUDA NO PRESENTE E NOS LEVA AO FUTURO.
Conheci no Clube Curitibano o esporte Peteca introduzido pelo percursor Guilhermino Baeta de Fária . Como a grande maioria que conhece esse esporte me apaixonei pelo mesmo, jogando e procurando me informar quem e onde jogavam peteca; isso me levou a saber que em Mina Gerais, Goias, Distrito Federal e São Paulo, não apenas jogavam peteca como já haviam sido criadas Federações para regulamentar o esporte.

Assim, junto com Willian Barusso Buffara, outro adepto da peteca, resolvemos criar a Federação Paranaense de Peteca. Na época no Estado o esporte era praticado em Curitiba nos clubes Clube Curitibano, Graciosa Country Club, Sociedade União Juventus, Círculo Militar do Paraná, Santa Mônica Clube de Campo, Sociedade Thalia, Fundação Copel, Associação Atlética Banco do Brasil, Sociedade Rio Branco e CEFET atual UTFPR, em Cascavel no Cascavel Country Club, em Foz do Iguaçú no extinto Floresta Clube e Associação de Empregados da Itaipu Binacional, além de Ponta Grossa no Clube Lagoa, Londrina no Londrina Country Clube e em Guarapuava no Guaíra Country Clube. A peteca ainda era praticada também em propriedades particulares principalmente em cidades onde haviam chegado mineiros.

Com apoio total da diretoria do clube Curitibano marcamos para o dia 3 de junho de 1989 a reunião de instalação da nova Federação. Convidados pelo Curitibano, os demais clubes e associações que praticavam peteca enviaram seus representantes, assim foi fundada a Federação Paranaense de Peteca. Com a diretoria provisória formada por mim Antonio Carlos Ruela como presidente e tendo como vice o Willian B. Buffara. Para a consolidação a nova entidade era necessário uma eleição oficial. Assim, redigimos os estatutos da FEPPE e convidamos os clubes que praticavam a peteca no Paraná a participar. A dificuldade para a formação de uma chapa completa obrigou-nos a eleger apenas Presidente e Vice. Foi eleito então para presidente o atleta Willian B Buffara cabendo a mim a vice presidência.

Felizes com a nova Federação decidimos que deveríamos realizar um Campeonato Paranaense de Peteca onde também elegeríamos uma diretoria completa. Para a realização desse campeonato conversamos com o presidente do Cascavel Country Club, o qual mostrou grande interesse a realização do evento.

Esse foi o primeiro encontro entre petequeiros de Curitiba com atletas praticantes do esporte de outra cidade, e a formação de uma grande amizade.

Na ocasião foi eleita a nova Diretoria da FEPPE, agora uma entidade de fato e de direito.

A Federação permitiu uma melhor e mais disciplinada pratica da peteca, faltando apenas nossa apresentação nacional, que ocorreu com a primeira participação da FEPPE num Campeonato Brasileiro de Peteca. E, na ocasião a delegação da FEPPE se apresentou na capital federal para num torneio nacional defendendo as cores do Paraná.

Dai por diante o Paraná foi representado em todos os campeonato e torneios nacionais e internacionais, e com vitórias e derrotas consolidamos o nome do Paraná no cenário nacional e internacional desse esporte, que diga-se de passagem é o único esporte genuinamente brasileiro.

Com o respeito adquirido nos anos de convivência com as demais Federações pudemos realizar em Curitiba, no clube Curitibano três dos melhores campeonatos Brasileiros já realizados. Além de três torneio internacionais com a presença de atletas franceses.

A FEPPE teve participação importante na fundação da Confederação Brasileira de Peteca, junto de nosso representante na época Roberto Pontes Cardoso.



Como quinta federação do esporte a ser instalada e com nossa participação atuante para formação da nova Confederação nossos atletas passaram a ter participação importante na nova entidade e nos destinos a Peteca.

Hoje sob o comando do atleta Sylvio Colle a FEPPE realiza anualmente uma etapa da Liga Brasileira de Peteca no Jockey Plaza Shopping, campeonato regionais e estaduais além da divulgação do esporte junto a rede escolar do Paraná.

HALL DE PRESIDENTES DA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE PETECA

ANTÔNIO CARLOS RUELA




1º Presidente Antônio Carlos Ruela 
Vice Presidente William Buffara
03/06/1989

ROBERTO PONTES CARDOSO




2º Presidente Roberto Cardoso 
Vice Presidente Wilson Uhren
25/07/1989

WILLIAM
BUFFARA






3º Presidente William Buffara 
Vice Presidente Wilson Uhren
07/03/1990

ROBERTO MAIA FILHO


4º Presidente Roberto Maia Filho 
Vice-presidente Alfredo Ribeiro
31/07/1991
(Não encontramos foto do presidente se alguém tiver nos envie)

ALFREDO RIBEIRO


5º Presidente Alfredo Ribeiro
Vice-presidente José Carlos Busatto
21/01/1993

ANTÔNIO CARLOS RUELA

6º Presidente Antônio Carlos Ruela
Vice-presidente Elias Klaime
31/03/1994

QUERO ME INSCREVER AGORA!

ANTÔNIO CARLOS RUELA







7º Presidente Antônio Carlos Ruela

Vice-presidente Alfredo Luiz Resende
29/08/1997

ALFREDO RIBEIRO

8º Presidente Alfredo Luis Ribeiro
Vice-presidente Antônio Carlos Ruela
12/08/2000

MARCOS ROGÉRIO GRECA


9º Presidente Marcos Rogério Greca
Vice-presidente Luiz Hélio Friedrich
10/11/2003

LUIZ ALBERTO MARANHÃO SALOMON










10º Presidente Luiz Alberto Maranhão Salomon

Vice-presidente Wilson Uhren
29/09/2006

LUIZ ALBERTO MARANHÃO SALOMON









11º Presidente Luiz Alberto Maranhão Salomon

Vice-presidente Wilson Uhren
25/11/2009

MAURO IDA






12º Presidente Mauro Ida

Vice-presidente William Buffara
06/12/2012

QUERO ME INSCREVER AGORA!

SYLVIO DE ANDRADE COLLE







13º Presidente Sylvio Colle
Vice-presidente Wilson Uhren
19/01/2016

SYLVIO DE ANDRADE COLLE










14º Presidente Sylvio Colle

Vice-presidente Rodrigo Romanini
10/03/2019
Atual Presidência

QUERO ME INSCREVER AGORA!
Feito com